Torne-se Hospedeira
Voltar

Guia de Frutas e Legumes de Inverno

Adicionar à lista de leitura

Com o começo do novo ano, chega a oportunidade perfeita para materializar as suas resoluções para 2020. Aqui está um guia simples de produtos sazonais de inverno.

As alegrias dos produtos da estação fria

Há muitas frutas e legumes deliciosos que só estão disponíveis nos meses de inverno. De que está à espera para experimentar? O sabor natural e a maturação estão no seu melhor quando comidos na época, da forma que a natureza os criou 😉 

Comer frutas e legumes da época também nos torna mais ligados com os ritmos e ciclos da natureza, redescobrindo a beleza e a singularidade de cada alimento. 

Os frescos de janeiro:

Com a azáfama do Natal que já ficou para trás, é hora de olhar para o ano que vem, começando com maravilhoso tubérculos e perfumados citrinos.

  • Os legumes sazonais de janeiro: beterraba, couve pak choy, couves de bruxelas, couve, cenoura, aipo, couve, alho francês, cogumelos, cebola, batata.
  • As frutas sazonais de janeiro: maçãs, toranjas, laranjas, tangerinas.    

Dica do chef: Transforme as suas maçãs num delicioso molho para servir com assados de inverno ou com uma taça de apetitosas papas de aveia ao pequeno-almoço. Também pode atrever-se com a uma deliciosa salada de beterraba e esparguete de maçã.  

Os produtos frescos de fevereiro:

Fevereiro é o mês do amor. Aqueça o coração do seu amor com comida de dar água na boca, como uma sopa de cebola francesa, couve pak choi salteada, e muito mais. 

  • Os vegetais sazonais de fevereiro: beterraba, couve pak choy, couve-de-bruxelas, repolho, cenoura, aipo, couve, alho francês, cogumelos, cebola, batata.
  • Fruta da época do mês de fevereiro: maçãs, toranjas, laranjas, tangerinas.    

Dica do chef: Use maçãs e couve numa salada de couve, ou adicione outros ingredientes sazonais para um prato muito colorido con beterraba, couve roxa e gengibre.  

Os produtos frescos de março:

O Inverno está a chegar ao fim. Pode passar o Inverno inteiro a comer exclusivamente produtos da época? Nós achamos que sim! 

  • Os vegetais da estação: beterraba, couve pak choy, cenouras, couve-flor, aipo, alho-francês, cogumelos, cebolas, batatas, espinafres.
  • Fruta da época de março: maçãs, toranjas, laranjas, tangerinas.  

Dica do chef: Sente-se em baixo este mês? Dê um reforço ao seu corpo com um “shot” de frutas e legumes da época. Também pode utilizar os frescos de março para receitas delicosas com salmão e espinafres.

Guia de harmonização de temperos e alimentos de inverno

Acrescente algum sabor fresco e aromas tentadores aos seus pratos de Inverno. Aqui está um guia rápido: 

  • Cebolinho: Use em saladas e molhos ou com legumes.
  • Hortelã pimenta: Usar em chás, sopas e saladas. 
  • Alecrim: Usar com carne, especialmente cordeiro. 
  • Orégãos: Uso em molhos, especialmente na cozinha italiana. 
  • Tomilho: Usar com peixe e aves.

Dica Verde: Cultivar e consumir ervas aromáticas é uma óptima forma de diversificar a sua cozinha de uma forma acessível e amiga do ambiente.

#NoTimeToWaste

Dicas e truques para fazer picles

Chegou a hora de apanhar os pimentos, beterrabas, cenouras e outros produtos da estação fria como um profissional com essas dicas de sabor e combinações: 

  1. Faça a melhor salmoura: Vinagre branco, cidra de maçã, vinho branco e vinagre de arroz, tudo funciona bem. Também pode usar estes vinagres sozinhos ou combinados.
  2. Crie sabores fabulosos: Use ervas frescas como funcho, tomilho, orégãos e alecrim. Se não encontrar as ervas frescas, também pode usar ervas secas como manjerona, orégãos e tomilho na sua receita de picles.
  3. Etiquete tudo: etiquete tudo e ponha sempre a data nos frascos para poder acompanhar a vida útil dos alimentos e evitar desperdício.

Armazenamento inteligente: Organização do firgorífico.

Agora que já tem a sua lista de produtos, pense bem na melhor forma de armazenar as suas frutas e legumes no frigorífico. A utilização da gama VentSmart evita a contaminação cruzada, promove uma boa ventilação e mantém o seu produto fresco. 

Dica verde: Para desfrutar de todos os sabores, tire as frutas e legumes do frigorífico cerca de 20 minutos antes de os comer. 

Abrace a sua resolução de viver de forma mais verde em 2020, tratando-se a si próprio ou aos seus entes queridos com presentes que lhe retribuem saúde. A nossa linha Recycline é criada a partir de plástico reciclado e inclui um Dispensador para Papel de Cozinha, um Suporte para Garrafas e Latas e um Limpa Vidros

A disponibilidade de produtos sazonais pode variar localmente. Para um estilo de vida #NoTimeToWaste, pergunte na sua mercearia/restaurante local sobre a origem dos produtos.  

 

Fontes:

1. Website: damngoodrecipes.com Link: http://www.damngoodrecipes.com/seasonal/8.html Last accessed: 28/11/2019 

Adicionar à lista de leitura Imprimir
Descubra as nossas úteis e inovadoras linhas de produto no Catálogo Outono Inverno 2021
Ver Catálogo
Métodos de pagamento
Compra segura
  • Entrega rápida. Envios Grátis a partir de 120€. Exclusivo Portugal Continental.
  • Proteção de Compra & proteção de dados
  • Pagamento seguro com encriptação SSL