Torne-se Hospedeira
Voltar

Dicas de conservação para os seus alimentos

Adicionar à lista de leitura

Com a variedade de frutas e legumes sazonais que as estações nos trazem, além de poder preparar refeições refrescantes e deliciosas, deve saber como conservá-las da forma correta para manter toda a sua frescura. 

Venha daí e conheça as nossas dicas!

Sabia que o desperdício de alimentos é um dos maiores causadores da produção de gases efeito estufa? Estes gases contribuem para as alterações climáticas, por esse motivo cabe a cada um de nós adotar ações individuais para ajudar a reverter este problema. 

As frutas e legumes da estação podem ser um pouco complicados de guardar. Certamente vai quer que durem o máximo de tempo possível, mas também que mantenham o seu sabor e textura frescos. Também não existe um tipo de solução única. Por isso, fizemos uma lista das frutas e legumes sazonais mais populares e um guia útil sobre como armazená-los adequadamente no frigorífico ou congelador.

1. Espinafres

São ricos em ferro e um complemento nutritivo para muitos pratos. A primavera é a época alta dos espinafres, portanto vai encontrá-los em abundância nos mercados locais. A melhor forma de armazenar os espinafres no frigorífico é com a Ventsmart 4,4L. Coloque-os no seu recipiente Ventsmart e escolha o fluxo de ar mais apropriado na tampa, para que os espinafres se mantenham frescos por mais tempo. Guarde os espinafres na parte inferior e traseira das gavetas, longe da luz forte. 

Se estiver a planear congelá-los, lave-os bem e enxague. Seque-os completamente, coloque-os nas Caixas de Congelação e leve-os ao congelador. 

2. Alho-francês

O alho-francês está no auge até o final da primavera, e vai quer aproveitá-lo ao máximo. No entanto,  podem produzir um odor forte que não vai querer que se transfira para outros alimentos que estejam no frigorífico. Armazene-os num recipiente Ventsmart, sem lavar e sem misturar com outros alimentos, para ajudar a manter a sua humidade. Seguindo o guia prático na lateral da Ventsmart, basta regular a ventilação com a válvula na tampa e colocá-la no congelador. Pode armazenar na frente ou nas gavetas. 

Também pode congelar o alho-francês, embora afete o seu sabor e textura. Simplesmente tem de escaldá-lo por alguns minutos, colocar numa Caixa de Congelação e guardar no congelador.

3. Rábano

Para preservar o sabor característico do rábano, guarde-o num recipiente hermético. O selo especial da linha Ventsmart irá garantir que este se mantenha húmido e sem ar. Pode mantê-lo no frigorífico até 6 meses ou por por muito mais tempo no congelador.

4. Alface

As folhas mais grossas da alface fornecem um sabor e textura distintos. Como está disponível apenas alguns meses do ano é necessário armazená-la adequadamente. O principal é mantê-la livre de humidade. Lave-a, enxague e seque-a bem; de seguida coloque no recipiente Ventsmart com a válvula de ventilação aberta.

5. Morangos

Os morangos são mais doces e suculentos da primavera ao verão. O truque para armazená-los é mantê-los secos e frios, para que não fiquem macios e com cheiro a mofo. Quando os trouxer para casa e depois de enxaguar, coloque-os numa sobre uma toalha de papel para secar. Pegue seu recipiente Ventsmart e transfira para lá os morangos. Feche a tampa, verificando o pequeno guia na lateral e ajustando as válvulas de ventilação de forma adequada. Armazene na parte traseira do frigorífico, para que a temperatura permaneça consistente e os morangos fiquem o mais secos possível.

6. Cerejas

As cerejas podem estragar-se muito rapidamente se não forem armazenadas da forma correta. Podem perder mais qualidade ao estarem à temperatura ambiente durante uma hora do que num dia inteiro no frigorífico; portanto é preciso agir rapidamente para garantir a conservação das suas cerejas. 

Não as lave antes de guardar, caso contrário vai interferir com os níveis de humidade. Basta colocá-las num recipiente Ventsmart, ajustar a válvula de acordo com o guia na lateral e guardar na parte de traseira do frigorífico. 

Também as pode congelar sem muito esforço! Simplesmente espalhe-as num tabuleiro, congele e transfira-as para uma Caixa de Congelação para garantir que a textura permanece no seu melhor. Mais à frente só precisa de as ir buscar para desfrutar de cerejas frescas muito depois do final da primavera.

7. Pêssegos e Nectarinas

Doces, suculentos e com um toque de sabor, não é de admirar que sejam frutos muito apreciados. Se ainda não estiverem maduros, mantenha-os fora do frigorífico até que o estejam. Transfira-os para um recipiente Ventsmart e coloque no frigorífico. Podem durar até uma semana.

8. Batatas

As batatas não são exatamente exclusivas da primavera, mas conforme o tempo muda, também pode querer mudar a forma como são armazenadas. O elemento chave para armazenar batatas é mantê-las num local fresco, escuro e seco. 

À medida que o tempo aquece nem sempre é fácil, mas nunca as coloque no frigorífico. Uma Tulha das Batatas permite armazená-las de forma organizada, mesmo em espaços pequenos. A tampa ventilada permite um fluxo de ar regulado e o recipiente escuro mantém as batatas frescas e protegidas de qualquer luz forte.

9. Cebola e Alho

Estes são outros dois vegetais que precisam de ser armazenados durante todo o ano de forma diferente, à medida que o tempo aquece. Ninguém gosta de cebolas murchas ou do seu odor forte, tal como no caso do alho. Portanto, em vez de os colocar no frigorífico ou congelador, utilize a Tulha das Cebolas e a Tulha para Alhos para absorverem os seus odores fortes. Vão proteger os seus vegetais do calor e da luz solar, uma vez que possuem aberturas que mantêm o fluxo de ar consistente.

Adicionar à lista de leitura Imprimir
Descubra as nossas úteis e inovadoras linhas de produto no Catálogo Outono Inverno 2021
Ver Catálogo
Métodos de pagamento
Compra segura
  • Entrega rápida. Envios Grátis a partir de 120€. Exclusivo Portugal Continental.
  • Proteção de Compra & proteção de dados
  • Pagamento seguro com encriptação SSL