Torne-se Hospedeira
Voltar

Dicas para ajudar os seus filhos a encontrar um hobby

Adicionar à lista de leitura

As crianças são naturalmente curiosas e sempre ansiosas por aprender. Nunca é cedo demais para apresentá-las a um novo hobby ou expô-las a algo que eles nunca experimentaram. Ter um hobby proporciona muitos benefícios aos seus filhos, tais como redução do stress, auto-estima e confiança, aprendizagem da autodisciplina e paciência.

Os hobbies também proporcionam um ambiente para que as crianças aprendam, fortaleçam as suas habilidades motoras, encorajem a criatividade e desenvolvam habilidades de pensamento enquanto fazem algo que elas gostam; e ao mesmo tempo desenvolvem confiança.

Seja música, projetos artesanais, caminhadas, desportos, livros ou jardinagem, nada está fora dos limites. Cada experiência fortalecerá as capacidades do seu filho e estará a educá-lo para algo novo. Por exemplo:

  • A cozinha envolve os sentidos do seu filho, permitindo-lhe experimentar diferentes sabores e culturas. 
  • Fazer bolos pode promover habilidades matemáticas, uma vez que geralmente envolve a medição precisa dos ingredientes. Também pode acrescentar um pouco de ciência explicando porque é que a massa leveda ou a que temperatura a água ferve (ou congela). 
  • A jardinagem ensina-lhes sobre nutrição, de onde vêm os seus alimentos, e também paciência e responsabilidade. 
  • As caminhadas, como os passeios na natureza e a observação de estrelas, ajudam-nos a desenvolver o amor pela natureza. Permite-lhes apreciar o seu ambiente e inspira-os a usar a sua imaginação.
  • O desporto ajuda as crianças a socializar com outras crianças, ensina-lhes o trabalho em equipa e a disciplina. 
  • A leitura melhora as habilidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo que incentiva a imaginação e arte criativa. Alarga os seus horizontes e proporciona conhecimento.   
  • A música tem uma forma de acalmar a criança e é um meio de auto-expressão. A música ensina às crianças a importância da dedicação, concentração e prática, ao mesmo tempo que lhes dá uma apreciação mais profunda das artes. 

Não importa o hobby que o seu filho escolha, basta seguir o seu exemplo e garantir que ele se divirta! Aqui estão algumas dicas para ajudá-los a descobrir os seus interesses:

Deixe-os encontrar a sua própria paixão.

Tentar coisas novas é a melhor maneira de ganhar experiência de vida e descobrir interesses desconhecidos. Não tenha medo de ser criativo quando lhes apresentar e ensinar algo que eles nunca viram ou ouviram antes. Dê-lhes a liberdade e tempo para realmente explorarem se o passatempo lhes convier. Descubra os talentos escondidos do seu filho.

 

Incentivar e apoiar o seu hobby

O encorajamento e o apoio são essenciais. Pergunte se eles gostam, o que gostam e se têm algum novo interesse que pode ter surgido enquanto desfrutavam do seu hobby.Uma coisa pode levar à outra.

Incentivar os interesses do seu filho apesar das mudanças de gosto

As crianças vêem e descobrem coisas novas todos os dias. Os seus interesses podem mudar constantemente. Encoraje o hobby do seu filho, perguntando-lhe porque mudou de ideias de repente. Além disso, as crianças beneficiam imensamente de pequenas mudanças. Por exemplo, experimentar aulas com um novo professor ou mudar para um novo estilo de dança ou instrumento pode mudar completamente a decisão de desistir.

Como é que faz com os seus filhos?

Adicionar à lista de leitura Imprimir
Descubra as nossas úteis e inovadoras linhas de produto no Catálogo Outono Inverno 2021
Ver Catálogo
Métodos de pagamento
Compra segura
  • Entrega rápida. Envios Grátis a partir de 120€. Exclusivo Portugal Continental.
  • Proteção de Compra & proteção de dados
  • Pagamento seguro com encriptação SSL